quinta-feira, 6 de junho de 2019

Chuveiro elétrico: Por que não tomamos choque?

Esse artigo é pra você que toma banho com água quente usando um chuveiro. Talvez você já tenha feito a seguinte pergunta (ou não):

Visto que a energia elétrica fica diretamente em contato com a água, porque não levamos choque ao tomar banho?



Essa é uma pergunta muito comum, mas nem todos conseguem uma resposta clara. Mas para começarmos, precisamos entender algumas coisas:

Primeiro: Nesse artigo, quando você ler "resistor" se refere ao equipamento que esquenta a água dentro do chuveiro. E "resistência" se refere a uma propriedade física que dificulta a passagem da corrente elétrica.
Segundo: O choque elétrico é a passagem da corrente elétrica pelo nosso corpo.
Terceiro: A energia elétrica sempre percorre o caminho mais 'fácil e rápido' até a terra.
Quarto: Todo material tem o seu coeficiente de condutividade (ou seja, o quanto esse material dificulta a passagem da corrente elétrica).

A energia elétrica chega ao chuveiro por meio de 2 fios (fase e neutro, ou fase e fase), e por mais que estejam conectados através de um resistor, a energia prefere percorrer o resistor ao invés da água, por que mesmo que ela tenha esse nome, a resistência que ela oferece é muito menor do que a da água. 

Então, a energia elétrica não tem nenhum motivo pra seguir pela água (que tem uma resistência relativamente alta), depois passar pelo seu corpo (que também oferece uma resistência) pra só então chegar ao solo.

VOCÊ JÁ VIU UM DISJUNTOR POR DENTRO?

Mas os chuveiros não são 100% seguros, por isso, existe o fio terra que fica em contato com água, para drenar qualquer fuga de corrente que circule pela água. Um exemplo é se o resistor 'queimar' (partir ao meio) você não receberá a descarga elétrica, por que ela é drenada até o solo através do fio terra. Por isso, é importantíssimo que se tenha um aterramento bem feito.

Um problema mais sério, seria se a energia continuasse no chuveiro após desliga-lo, mas isso não acontece, por que os chuveiros são fabricados com um sistema, conhecido como diafragma, que quando não há pressão da água ele volta a sua posição inicial cortando assim a energia que cruza pelo resistor. Por isso, o resistor do seu chuveiro não queima toda hora e você não leva choque.

E o que dizer dos famosos "choquinhos" que levamos no registro do chuveiro? Isso fica pra um próximo artigo.

0 comentários:

Postar um comentário