Não existe um método universal que funciona em todos os incêndios, para extinguir um, primeiro precisa-se saber qual é a classe dele, pra então definir qual é o extintor apropriado para aquele incêndio. Existem cinco classes de incêndio, e para cada classe, existe o seu extintor específico.
BAIXE A PLANILHA DE CONTROLE DE EXTINTORES
Imagine a seguinte situação: Você deve saber que a água apaga o fogo, certo? Agora pense em um incêndio causado por um curto-circuito, onde existem aparelhos energizados, será que a água é uma boa solução? Claro que não! A água conduz eletricidade, e você pode colocar a sua vida em risco se fizer isso.
CLASSES DE INCÊNDIOS
Classe A
O incêndio de classe A acontece quando há queima em materiais sólidos que rapidamente pegam fogo. Esses materiais queimam em superfície e profundidade, e também deixam resíduos após a queima. Exemplos de incêndios de classe A: madeira, papel, papelão, tecido, plásticos, borrachas, orgânicos.Extintores indicados para incêndio de classe A:
Água (H2O), pó químico ABC, espuma mecânica
Classe B
Quando ocorre a queima de líquidos inflamáveis, dizemos que temos um incêndio de classe B. O material inflamável queima em superfície, não deixando resíduos e liberando muita energia em forma de calor. Exemplos de incêndios de classe B: Gases ou líquidos inflamáveis, como o álcool, gasolina, querosene, diesel, GLP e graxas inflamáveis.Extintores indicados para incêndio de classe B:
Gás carbônico (CO2), pó químico BC, pó químico ABC
Classe C
Os incêndios dessa classe estão relacionadas com a energia elétrica. Deve-se primeiro desligar a energia elétrica dos aparelhos, após isso, o incêndio passará a ser classe A.Exemplos de incêndios de classe C: eletrodomésticos energizados, fios e cabos, tomadas, motores, quadros de distribuição, transformadores, etc.
Extintores indicados para incêndio de classe C:
Pó químico BC e pó químico ABC
Classe D
Esse tipo de incêndio envolve materiais pirofóricos, dos quais são feitos os fogos de artifícios. Exemplos de materiais: Selênio, sódio, potássio,zinco, titânio, lítio, urânio, magnésio, antimônio e zircônio.O extintor indicado para essa classe é o específico para a classe D.
Classe K
É caracterizado incêndio de classe K quando há queima de óleos de cozinha banha e gorduras em cozinhas. Geralmente ocorrem em frigideiras, fritadeiras, assadeiras, grelhas, fornos etc.O extintor indicado para essa classe é o específico para a classe K.
TIPOS DE EXTINTORES
Água (H2O) - É indicado para incêndios de classe A, pois ele age resfriando o material em chamas. Nunca deve ser utilizado em incêndios de classe B e C (Pois ele espalha o fogo originado de líquidos inflamáveis e a água conduz eletricidade).Gás carbônico (CO2) - Esse extintor age por abafamento (removendo o oxigênio) e resfria os materiais. É indicado para incêndios de classe B e C.
Pó Químico ABC - Extingue o fogo por meio de reações químicas e abafamento do fogo. Como o próprio nome diz, ele serve para incêndios de classe A, B e C.
Pó Químico BC - Semelhante ao anterior, o extintor de pó químico BC age por meio de reações químicas e servem para incêndios de classe B e C.
Espuma mecânica - A extinção do incêndio ocorre por abafamento e resfriamento e podem ser usados em incêndios de classe A e B. É proibido usar em classe C.
Extintor de classe D - São extintores específicos para o incêndio de classe D, ele possui sais especiais que são capazes de isolar o metal do oxigênio, levando assim ao resfriamento e extinção do fogo.
Extintor de classe K - Esse tipo de extintor é composto por uma base alcalina, que em contato com a gordura e às altas temperaturas provoca uma reação, chamada saponificação que forma um espuma, que atua abafando o fogo e contendo os vapores.
De acordo com as normas brasileiras os extintores devem ser mantidos em excelentes condições de operação (carga completa e local de fácil acesso). Caso contrário podem ocorrer incêndios que podem levar à grandes prejuízos financeiros ou mesmo tirar a vida de pessoas. Por isso, é de extrema importância ter um controle de extintores sempre atualizado.
E para te ajudar nisso, desenvolvemos uma planilha em Excel de Controle de Vencimento de Extintores. Clique aqui e saiba mais.
Bibliografia
https://www.contraincendio.com.br/aprenda-quais-as-classes-de-incen-dio-e-os-tipos-de-extintores-disponiveis/
https://www.bucka.com.br/o-extintor-classe-k-e-os-incendios-em-cozinhas/
https://www.bucka.com.br/extintor-classe-d-fogo-em-metais-piroforicos/
http://www.kidde.com.br/Documents/ConceitosExtintores.pdf
NBR 12693
=-= U-U Oiiiii amei essa letra UnU amais obgda por isso UnU ajudou mto na minha aula U-U =-=
ResponderExcluirOlá! Que bom que nosso artigo ajudou você! Ficamos felizes com isso. Obrigado pelo comentário.
ExcluirOlá tem versoes de teste para ver se a planilha atende minhas necesidades
ResponderExcluirOlá amigo!
ExcluirVersão de teste não temos. Mas temos um vídeo que explica o seu funcionamento:
https://www.youtube.com/watch?v=JibDaS-c-AY&t=77s
Obrigado pelo comentário!