sábado, 16 de novembro de 2019

Como funciona um ar condicionado?

Se você mora em regiões quentes do Brasil é muito provável que você tenha um ar condicionado em sua casa, seja do tipo de janela ou split. Eles tem o mesmo princípio de funcionamento.


* No artigo usamos o termo "ar condicionado" por que é o modo que a grande maioria dos leitores conhecem. Mas o certo, ao se referir ao equipamento, é "condicionador de ar".

Você sabe como funciona um ar condicionado?

O princípio de funcionamento é semelhante ao de uma geladeira, que também usa um gás refrigerante e troca calor com o ambiente.

O modelo tipo split é composto de duas partes: interna (evaporadora) e externa (condensadora).

Tudo começa quando o compressor comprime o gás aumentando sua pressão e também sua temperatura. O fluído refrigerante é levado até a serpentina externa (condensadora), que então faz a troca de calor com o ambiente externo

Nesse momento, o fluído está na forma de vapor com sua pressão e temperatura elevados.

Quando chega na serpentina externa, o gás está mais quente que o ambiente (cerca de 52ºC), então um ventilador expulsa o ar quente para a rua, por isso, quando passa por ela o gás diminui sua temperatura e começa a ir para o estado líquido (condensação).

O líquido em alta pressão é empurrado através de uma válvula de expansão (conhecida também como tubo capilar) diminuindo de forma abrupta a pressão, tornando-se um vapor frio e de baixa pressão.

Com isso, ele é levado até a serpentina interna (evaporadora), diminuindo a temperatura do ar em volta da serpentina. Um ventilador (turbina) espalha o ar gelado pelo ambiente.

O gás por sua vez é sugado pelo compressor, comprimindo-o e aumentando sua pressão e sua temperatura, recomeçando o processo novamente.

Desse modo, o ar condicionado deixa o ambiente mais confortável.

Você quer saber mais sobre ar condicionado? Confira esse artigo que fala sobre 10 perguntas relacionadas com ele.

0 comentários:

Postar um comentário