segunda-feira, 27 de janeiro de 2020

EPI - Tipos de luvas de segurança existentes no mercado

Em qualquer serviço que realizamos, utilizamos as mãos com muita frequência, por isso é essencial termos todo o cuidado com nossas mãos. A luvas de segurança tem exatamente essa função: cuidar e proteger das mãos.
A NR 6 obriga o uso de luvas de segurança adequadas em determinadas funções, por exemplo em atividades que envolvam o contato com produtos químicos, agentes biológicos, superfícies quentes ou frias, ou atividades que gerem riscos de corte ou perfuração.

Segundo estatísticas, a mão é a parte do corpo mais atingida em acidentes de trabalho. Esse é um bom motivo para conhecermos melhor o EPI que protege nossas mãos.

Temos um modelo de ficha de EPI grátis para você controlar os EPIs entregues aos trabalhadores.

Para cada atividade ou risco existe uma luva adequada. Veremos algumas delas.


LUVA DE VAQUETA / RASPA


São usadas para serviços mais pesados e no manuseio de materiais abrasivos ou escoriantes. São amplamente utilizados na construção civil, no transporte, lixamento, manuseio de chapas metálicas, entre outros. Quando produzida em couro, também oferece proteção térmica.
Protege contra agentes abrasivos, escoriantes, cortantes, térmicos (quando feita em couro).

LUVA DE MALHA DE AÇO (ANTI-CORTE)


As luvas de malha de aço são fabricadas para dar proteção mecânica aos trabalhadores da área alimentícia, açougue, abatedouros, frigoríficos, vidraçarias ou outras atividades que envolvam o uso de facas, lâminas ou serras.
Protege contra agentes cortantes.

LUVA DE LÁTEX/PVC/NITRÍLICA/NEOPRENE/VITON


São luvas usadas para proteção química e biológica das mãos do trabalhador. São utilizadas na indústria petroquímica, farmacêutica, de cosméticos, na higienização, no manuseio de produtos químicos, pintura e serviços gerais.
As luvas nitrílicas e de PVC podem ser usadas em procedimentos médicos não cirúrgicos, sendo usadas por enfermeiros, dentistas, e outros profissionais que trabalham em laboratórios.
Existem luvas de látex que são esterilizadas e podem ser usadas em procedimentos cirúrgicos.
Estes tipo de luva oferecem proteção química e biológica.
É importante ressaltar que determinados produtos químicos exigem o uso de luvas específicas.

LUVA DE ARAMIDA

As luvas de aramida oferecem ótima proteção contra cortes de metal, vidro, cerâmica e outros materiais que são escoriantes, abrasivos ou perfurantes. Além de oferecer proteção, elas tem excelente sensibilidade ao toque. Vale ressaltar que a aramida - material em que a luva é fabricada, são fibras de alta resistência mecânica e térmica e é usado em capacetes, coletes à prova de bala e em aplicações aeroespaciais.
As luvas de aramida oferecem proteção mecânica e quando combinada com outros materiais, oferecem também proteção térmica, podendo ser utilizada em fornos, padarias, estufas ou outra atividade com manuseio de peças super aquecidas. 


LUVA DE NYLON


São as famosas luvas multi-tato, ou tátil, recebem esse nome por que conferem precisão em certas atividades. Geralmente, a palma, face palmar e ponta dos dedos são banhadas com poliuretano (PU).
São usadas em várias atividades, como na construção civil, indústria automobilística, metal-mecânica, carga e descarga entre outros.
Oferecem proteção contra abrasão, rasgos e escoriações.

LUVA ISOLANTE DE BORRACHA


Essas luvas protegem os trabalhadores dos perigos da energia elétrica. Elas tem uma manga que cobrem o antebraço a fim de dar mais proteção aos expostos a esse risco. Elas são destinadas a proteger os eletricistas dos choques elétricos provenientes do contato com partes vivas de condutores energizados. É importante lembrar que elas são dividias em classes, e cada classe tem uma tensão uso máxima, que deve ser observada.


TEMOS OUTROS ARTIGOS SOBRE EPI:



Nenhum comentário:

Postar um comentário