segunda-feira, 13 de abril de 2020

EPI - Tipos de MÁSCARAS e RESPIRADORES

O ar que respiramos é composto de 21% de oxigênio, 78% de nitrogênio e cerca de 1% de outros gases. Esta combinação de gases nessa proporção mantêm a vida na terra. A saúde de uma pessoa depende de respirar um ar limpo e puro, caso contrário muitos problemas podem ocorrer.
Em alguns ambientes de trabalho existem muitos contaminantes e partículas prejudiciais suspensas no ar, que representa um grave risco à saúde de trabalhadores.
As máscaras respiratórias ou respiradores são equipamentos de proteção individual que fazem a separação de partículas prejudiciais impedindo que o organismo absorvam tais partículas.

As máscaras se dividem basicamente em 2 tipos: máscaras filtrantes (descartáveis e reutilizáveis) e máscaras isolantes (com oxigênio próprio para consumo)


Tipos de máscaras


Máscaras descartáveis 
Esse tipo de máscara é utilizado para proteção dos trabalhadores contra agentes prejudiciais como partículas diversas, gases e vapores em baixas concentrações. Esse tipo de respirador deve ser ajustado e utilizado de maneira correta, sendo necessário o descarte após o uso, ou quando os mesmos estiverem saturados ou impróprios para uso.

Respirador semi-facial reutilizável
Este protege nariz e boca contra agentes nocivos ao ser humano, mas para que tenha uma proteção completa da face deve ser utilizado juntamente com um óculos. Geralmente são fabricados em borracha, silicone ou elastômero e a purificação é feita por meio de filtros específicos.

Respirador facial
Além de proteger o sistema respiratório dos trabalhadores protegem o rosto inteiro. Um único equipamento protege o rosto, vias aéreas e os olhos.


Respirador autônomo
Essas máscaras são de uso específicos, são isolantes de circuito fechado, ou seja, o ar é fornecido através de um tubo de oxigênio, sem que o trabalhador tenha contato com o ar externo.


O que são máscaras PFF1, PFF2 e PFF3?

PFF significa Peça Facial Filtrante e o número logo a frente da sigla é o grau de proteção do filtro. Veja na tabela abaixo algumas informações sobre cada um.



Máscara Retenção Eficiência mínima Penetração máxima Protege contra...
PFF1 Fraca 80% 20% Partículas sólidas (poeiras e névoas)
PFF2 Média 94% 6% Partículas sólidas e líquidas (poeiras, névoas e fumos)
PFF3 Alta 99% 1% Partículas altamente tóxicas (asbestos, sílica, radioativos...)

Vale lembrar que as máscaras PFF1, PFF2 e PFF3 não podem ser utilizada em pintura por spray com tintas à base de solvente, ambiente com névoas oleosas, jateamento de areia, em atmosferas com concentração de oxigênio acima de 23% e abaixo de 19,5%, tais como tanques, tubulações, silos ou em atmosfera explosivas.

As máscaras descartáveis podem ter válvulas ou não. As válvulas servem para facilitar a retirada de ar quente de dentro da máscara proveniente da exalação. Essas válvulas não influenciam na proteção da máscara, e sim no conforto do usuário. As máscaras com válvula são mais agradáveis de usar. 

É importante lembrar que máscaras são EPI, ou seja, são Equipamentos de Proteção INDIVIDUAL.

TEMOS OUTROS ARTIGOS SOBRE EPI:

 

Um comentário:

  1. Nessas épocas de pandemia agora esse assunto deve ser o mais procurado!
    Elegância em Quadro de Vidro Colorido, Sao Paulo - SP

    ResponderExcluir