terça-feira, 6 de outubro de 2020

Dicas práticas para reduzir gastos com energia elétrica

Estamos mais dependentes da energia elétrica do que nunca, usamos a eletricidade para tudo. Só que isso tem um custo, e um custo bem alto. 

Nesse artigo mostraremos algumas dicas práticas que você pode fazer na sua casa e assim evitar pagar mais na conta de energia.


Economizadores de energia

Dica 1 - Você já ouviu falar nos economizadores de energia? Se sim, não caia nessa! Se ainda não ouviu falar, nem perca seu tempo. Esses equipamentos que prometem reduzir a sua conta de energia simplesmente conectando ele à tomada é uma farsa. Ainda não existem milagres pra não pagar mais pela conta de energia. Mas existem pequenos hábitos no dia a dia que fazem a diferença. Abaixo você encontra dicas que realmente funcionam.

Iluminação

Dica 2 - Use e abuse da iluminação natural, evite acender luzes de dia e sempre que possível deixe janelas e portas abertas. A iluminação do sol é grátis, faz bem para você e sua casa.

Dica 3Troque as lâmpadas incandescentes por lâmpadas de LED. As lâmpadas de LED são as mais econômicas do mercado, gastando cerca de 9W, enquanto as lâmpadas fluorescentes consomem 15W e as incandescentes 75W. A diferença de consumo energético é enorme. Além disso a temperatura do ambiente fica mais agradável, pois ela não esquenta.

Dica 4 - Estude a possibilidade de pintar paredes com cores claras e não ofuscantes. Isso vai reduzir a necessidade de usar luzes artificiais.

Equipamentos eletrônicos e eletrodomésticos

Dica 5 - Mesmo em stand-by os aparelhos eletrônicos consomem energia elétrica. Por esse motivo, tire-os da tomada quando não estiverem em uso.

Dica 6 - Fogão e geladeira lado a lado não combinam, enquanto um resfria o outro esquenta. Tente achar uma posição em que eles não fiquem muito perto um do outro. 

Dica 7 - Verifique a saúde da sua geladeira: veja se ela está funcionando normalmente, e se a borracha está vedando bem. E cuide para não deixá-la aberta nem colocar alimentos quentes nela.

Dica 8 - Configure o sistema operacional do seu computador a hibernar depois de determinado tempo sem uso, assim ele vai ficar ligado usando apenas o necessário. Você também pode colocar um fundo escuro de proteção de tela.

Ar condicionado

Dica 9 - No calor, os equipamentos de ar condicionado são grandes vilões quando o assunto é valor na conta de energia. Algo que parece simples, mas que ajuda na economia é deixar janelas e portas bem fechadas enquanto estiver usando o ar condicionado. E deixar ligado apenas quando estiver desfrutando.

Dica 10 - Mantenha os filtros sempre limpos, pois a sujeira impede a livre circulação de ar. Sempre que possível, proteja a parte externa (condensadora) do sol.

Dica 11 - Não deixe a temperatura do equipamento muito baixa, que ele não consiga atingir. Programe uma temperatura agradável, como 22º ou 23º. Assim, é mais fácil o ar condicionado atingir essa temperatura e se desligar automaticamente por um tempo.

Chuveiro

Dica 12 - Se no verão o ar condicionado é um vilão, no inverno o vilão é outro: o chuveiro. Então, pense na possibilidade de reduzir o tempo que você leva no banho. E quando estiver mais quente, troque-o para a posição verão.

Dica 13 - Opte por usar um sistema de aquecimento solar, na qual a água que vai pro seu chuveiro passa por uma tubulação no telhado e é aquecida pelo sol. Assim você não precisa usar o chuveiro elétrico pra aquecer a água do seu banho.

Troca de aparelhos

Dica 14 - Na compra de novos equipamentos procure o selo PROCEL. Ele é a garantia de que aquele aparelho gasta menos energia, ou seja tem uma maior eficiência energética.


Quando fizemos esforços para reduzir o nosso consumo de energia, vamos pagar menos na fatura e vamos estar ajudando nosso lindo planeta! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário